The Call

domingo, 6 de janeiro de 2013

Série Amor - do povo por Deus


Graça e Paz!

Continuando a série de posts sobre amor. Hoje irei falar sobre amor do povo por Deus e suas formas de manifestações, e como Deus reconhece esse amor. Boa leitura!

Quando se ama alguém há o desejo de manifestar e demonstrar esse amor à pessoa amada ou até mesmo aos outros, a fim de que todos vejam a intensidade desse amor.

Quando se trata da demonstração de amor a Deus, vários povos agem de diversas maneiras. Os antigos judeus realizavam festas que duravam dias, regada de muita comida, bebida, música e dança para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas. Os católicos romanos realizam procissões e romarias para agradecer a uma graça alcançada e demonstrar sua fé e amor a Deus. Os cristãos evangélicos assim como os judeus se reúnem em culto a Deus, também com festas e louvores.

Em cada povo e cultura vemos características diferentes de demonstração de amor e gratidão a Deus. Até mesmo individualmente, há maneiras de mostrar a Deus o quanto o amamos. [eu mesmo tenho o costume de cantar louvores, mas canto baixinho, em respeito aos ouvidos das pessoas].

Na primeira carta de Paulo aos Coríntios, no capítulo 8, versículo 3 diz:

Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.


Ou seja, aquele que ama a Deus é conhecido pelo Senhor. Que maravilhoso é saber que amamos um Deus que nos conhece. Ser conhecido de Deus é muito mais do que apenas o Senhor ter conhecimento da nossa existência [isso é obvio, Ele é o criador de tudo], mas é ser sabido, ilustre, célebre de Deus. Quando amamos a Deus ele reconhece nossas demonstrações de amor a ele. Os conhecidos de Deus são aqueles que têm a atenção de Deus voltada para si. É como se Deus “parasse” para olhar para você. Consegui entender isso esses dias quando estava conversando com algumas pessoas em uma mesa, e me deparei com uma menininha em uma mesa próxima, acho que tinha um ou dois anos de idade. Por um momento me desliguei completamente da conversa em torno da mesa e comecei a olhar àquela criança. Achei muito engraçadinha porque estava tentando comer com uma colher, no entanto, jogava mais comida fora do prato do que comia.  Tão inocente e graciosa aquela bebê. Logo após observar essa cena retornei à conversa com meus colegas. Nesse momento entendi que assim como aquela pequena criança pode prender minha atenção por alguns momentos, assim também Deus conhece e volta sua face [sua atenção] àqueles que o amam.

Poxa vida! Deus me ouve quando canto louvores a ele. Mesmo cantando mal o Senhor recebe meu louvor como forma de adoração e demonstração do meu amor a ele.

Contudo na primeira carta do apóstolo João, no capítulo 5, versículos 2 e 3 diz:

Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos.Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos.

O trecho da carta de João deixa bem claro que o verdadeiro amor de Deus é que guardemos seus mandamentos e pratiquemos sua Palavra.
Independente da forma como demonstramos nosso amor a Deus, seja com festas, louvores ou procissões; o que realmente importa para Deus é que guardemos em nossos corações seus mandamentos com temor e pratiquemos suas Palavras com alegria e singeleza de coração.

Concordo com o que diz o pensador E. Clemente: Os gestos de amor são humildes.

É fascinante amar a Deus e saber que somos conhecidos dele. Não precisa de muito, basta um coração quebrantado e disposto a praticar sua Palavra.


Abaixo música Ser Conhecido de Deus do grupo Renascer Praise.


Deus abençoe a todos.

_______________
Fonte:
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=TRr15o_yT7Y

Um comentário:

  1. obrigado, sao muito lindos suas palavras, vc e uma bençao, bjs volte logo.

    ResponderExcluir