The Call

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Onde está o nosso coração?




Graça e Paz

No post de hoje coloquei um texto escrito por minha irmã em Cristo e amiga Aline Simões Aguiar, ela mora em Almenara -MG, professora de Biologia e colaboradora  da Missão Portas Abertas Brasil. 

O texto abaixo traduz exatamente, sem tirar um vírgula, minha insatisfação a respeito do que vem sendo pregado em muitas igrejas no tocante a ofertas de sacrifício, e quero compartilhar com todos. Essa verdade choca o sistema eclesiástico da Igreja, principalmente no Brasil, visto que as bases para a entrega de dízimos são referentes ao velho testamento, na era da Lei. Hoje, vivemos na era da Graça, concedida gratuitamente e sem merecimento, pela parte de Deus. No novo testamento o que vemos, é o apóstolo Paulo ensinando aos cristãos a ofertarem segundo seu coração e com alegria. Não vejo porcentagem nenhuma.

Segue abaixo texto na integra:


Amados Paz e Graça do Senhor Jesus

“Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca de sua alma.”  
                                                                                Mateus 16.26

Meu nome é Aline, sou cristã protestante, e hoje venho falar de uma insatisfação pessoal a respeito do que vem sendo pregado em algumas igrejas.

E o assunto é: oferta de sacrifício.

Sei que alguns se sentirão ofendidos, outros poderão dizer q
ue sou herege, mas no fundo a única coisa que almejo é que a Igreja viva de Cristo tenha como foco na Terra o reino de Deus e não as riquezas desse mundo.

Se analisarmos o novo testamento veremos que não existe em nenhum evangelho ou epístolas relatos de ofertas de sacrifício, sabe por quê?
Porque o único sacrifício que poderia nos salvar, curar, libertar e dar a vida eterna foi pago na cruz por Cristo Jesus.

Algumas denominações dizem que vivemos debaixo da graça. Mas o que é graça? É favor não merecido, isso significa que recebo algo que não mereço; sendo assim, não há dinheiro capaz de comprar o amor de Deus. Em contrapartida, essas mesmas denominações pregam que devemos sacrificar bens em troca de favores do Pai. Ninguém barganha com Deus.
Vivemos em uma sociedade pós-moderna onde prevalece o individualismo, a beleza, a riqueza e o ter acima do ser. Isso é muito triste. Porque Deus sonda mente e corações e não nossas posses financeiras e materiais.

Fico imaginando, será que a fé de quem tenta barganhar com Deus é tão pequena que precisa dar dinheiro como sacrifício a espera de algo, esquecemos que Deus não vende nada, como mencionado na própria Palavra, de graça recebeis de graça dais, há versículos que foram esquecidos, passagens que foram apagadas da memoria dos homens, como arrependei-vos, amais uns aos outros como a ti mesmo, acolhei órfãos e viúvas, humilhai vos, amais os que vos perseguem, chorai com os que choram e amai a Deus acima de todas as coisas. Thiago menciona, como podemos amar a Deus a quem não vemos se não somos capazes de amar nosso irmão a quem vemos?


Queridos, Deus anseia que sejamos apenas adoradores, que o adorem em espírito e em verdade, que olhemos para nosso semelhante com olhos de amor, que busquemos não as bênçãos de Deus mas o Deus das bênçãos. Que nosso coração seja tão cheio de amor a ponto de fazer transbordar a essência e o poder de Cristo através de nós. Não somos expectadores, muito menos estamos nesse mundo para sermos fantoches de uma sociedade consumista ou marionete de homens que se dizem ungidos por Deus, mas que servem a Mamon, suas atitudes falam mais alto que suas palavras.

O que mais me emociona é saber que fazemos parte da Igreja viva de Cristo, que somos dotados de dons e talentos e que no fundo há uma geração de remanescentes que não se corrompeu, vendeu ou se sujou para agradar a homens, mas que andam na contramão do sistema para serem apenas servos, filhos, embaixadores de Cristo nessa terra e que dariam a vida por amor a um Deus tão único, tão santo e tão justo, quanto é nosso Deus. 

Lembre-se: O sangue que Cristo verteu na cruz, os espinhos que perfuraram sua carne e a lança que transpassou seu corpo foi o preço pago por amor a nós.
Deus te ama e sempre vai te amar porque Ele é Deus de amor e não há dinheiro que seja capaz de mudar isso.

"Onde estiver o teu tesouro ali estará o teu coração". 
                                                                                        Mateus 6.21

Aline Simões Aguiar



__________
Fonte:
Imagem: http://blogs.odiario.com/inforgospel/files/2010/05/adora%C3%A7%C3%A3o-a-Deus.jpg
Imagem: http://br.justcris.com/wp-content/uploads/2012/04/tesouro.jpg


8 comentários:

  1. Concordo com o texto acima.

    Não costumo ter fé. Mas, em minha opinião, é uma questão de interpretação da bíblia onde se verifica claramente que Deus não necessita de dinheiro ou bens materiais como sacrifício...
    Eu particularmente, acho absurdo a existência de “Igrejas” onde pessoas são descaradamente induzidas à pagar um determinado valor para a obtenção de uma graça ou algo do gênero.
    Claro que este é um assunto muito subjetivo, e existem casos onde a ‘doação’ de um seguidor é direcionada à uma determinada Obra, como em casos onde a igreja auxilia pessoas/famílias que necessitam de ajuda, por exemplo.
    Mas infelizmente ainda encontramos aos montes instituições religiosas cujo o principal objetivo é se aproveitar da fé de pessoas 'desorientadas' para explorar os mesmos.

    Lembrando que não tenho a intenção de desrespeitar ninguém, é apenas minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por partilhar sua opinião Bruno!
      A entrega de ofertas é bíblico e é necessário, como toda instituição há gastos para manter o prédio, as obras sociais e as pessoas que lá trabalham de forma digna. Mas infelizmente algumas pessoas não compreendem o verdadeiro significado das ofertas. O ato de ofertar não é uma barganha com Deus, mas um ato de gratidão a Deus, para manter a Obra do Senhor realizada pela Igreja.

      Excluir
    2. Magina, rsrs
      Sim de fato concordo que uma instituição em funcionamento gera gastos. O que eu questiono não é o fato de um membro realizar uma doação, mas sim a maneira como ele é induzido a realizar esta.
      Não estou aqui dizendo que um seguidor nunca deve realizar doações para a Igreja... Apenas acredito que a doação deve ser feita de maneira conciente.

      Abraços! :)

      Excluir
    3. Vale lembrar que "fé" não é uma palavra que se relaciona inteiramente a temas religiosos. Ter fé, é antes de mais nada ter crença.

      Sentido do dicionário: 1 - Confiança absoluta em alguém ou algo/ 2- Afirmação, comprovação de um fato (...)

      Logo, cuidado ao dizer que não tem fé, você se limita a afirmar que não tem credibilidade ou não não acredita em determinada verdade! Esse é um erro que muitos cometem e aí fica a dica!


      Abraços, e paz a todos!

      Excluir
    4. Muito bom sua explicação de fé!

      Excluir
  2. Lembrou-me da indugência, uma questão que foi e é bastante explorada. Era a venda de perdões para quem tivese cometido pecado. A Igreja Católica luvrou muito com isso e construiu a Basílica de São Pedro. No caso da indugência, considero como um verdadeiro abuso por parte da uma grande instituição.


    O sujeito que frequênta uma Igreja deve doar conforme julgar necessário e de acordo com suas crenças religiosas. É uma atitude que se relaciona com liberdade de pensamento e subjetividade de cada um. Cabe a cada indivíduo querer doar algo a uma Igreja. Cada um sabe o que faz. Mas em relação a exploração da Igreja Católica no final da Idade Média, considero a atitude absurda, afinal, não se paga pecado com moeda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, não se paga pecado com moeda. O Único que pôde pagar o preço dos nossos pecados foi Jesus Cristo, na cruz do calvário.

      Excluir
  3. Obrigado pela dica pessoa anônima :)

    Sendo então mais claro, quis dizer que sou Ateu quando citei que "não costumo ter fé". Não disse diretamente dessa forma para não desviar de alguma maneira a atenção do "tema chave" abordado no texto principal.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir